domingo, 1 de janeiro de 2012

Peniche testa tecnologia finlandesa inovadora de aproveitamento da energia das ondas


Os 3 módulos de produção de energia - 100kW cada - para o projecto Wave Roller, chegam aos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), por via marítima, no dia 2 de Janeiro de 2012. Trata-se da mais recente versão deste projecto, de tecnologia finlandesa, que produz energia a partir das correntes submarinas do fundo do mar. A preciosa carga constitui a versão pré-comercial desta tecnologia, a instalar na zona piloto near shore do mar de Peniche, cujo protótipo foi testado anteriormente no mesmo local. Estes componentes foram fabricados em Kotka, na Finlândia, estando todos os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar a cargo dos Estaleiros Navais de Peniche.

O navio "EEMS TRANSPORTER", de bandeira Holandesa, com o comprimento total de 90 metros, chegará ao largo de Peniche no dia 1 de Janeiro, onde ficará fundeado, prevendo-se que a operação de entrada no porto e descarga no cais dos ENP, se inicie no dia seguinte, pelas 8h, numa operação que se considera já de alguma rotina, pelo facto do cais dos ENP receber com alguma frequência navios com estas dimensões para reparação naval ou descarga de bens de equipamento.

Será de salientar que os Estaleiros de Peniche são o estaleiro nacional que, de forma mais significativa, têm participado na execução de projectos relacionados com as energias off shore e near shore, constituindo-se como a incontornável base de apoio logístico para os projectos que se venham a instalar/testar em Portugal.

A versão pré-comercial do WaveRoller é co-financiada pela Comissão Europeia, através do 7.º Programa-Quadro, num projecto denominado SURGE – Simple Underwater Renewable Prodution of Electricity. Este projecto conta com a participação de 10 parceiros entre os quais o Município de Peniche, os Estaleiros Navais de Peniche, o Instituto Hidrográfico, a Bosch Rexroth, do Grupo Bosch, e as 2 empresas que constituem o consórcio detentor da tecnologia, a finlandesa AW-Energy e a portuguesa Eneólica, pertencente ao Grupo Lena.

Prevê-se que a versão pré-comercial do WaveRoller seja instalada durante a Primavera de 2012. Esta tecnologia visa produzir energia eléctrica a partir das ondas de fundo que se formam no “nearshore”, entre os 15 e os 30 metros de profundidade. A profundidade e os fundos com características adequadas a esta tecnologia foram identificados há cerca de 4 anos ao largo da praia da Almagreira, em Peniche, onde começa a surgir uma zona piloto para instalação de tecnologias de “nearshore”.

O processo de licenciamento da instalação do WaveRoller e dos equipamentos complementares, como o cabo submarino e o posto de transformação, determinou também a elaboração de um estudo de incidências ambientais, que esteve disponível para consulta pública, e que culminou com a emissão de uma declaração de Relevante Interesse Público por parte do secretário de Estado do Ambiente.
Os diversos licenciamentos foram obtidos junto de diversas entidades como a Direcção Geral de Energia e Geologia, a Direcção de Faróis, a Autoridade Marítima, a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

A perspectiva de sucesso do equipamento a instalar na versão pré-comercial, levou os promotores a iniciar o desenvolvimento de uma versão comercial de 5Mw, com previsão de instalação em 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.