quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Swordfish Hostel em Peniche é o primeiro hostel “amigo do ambiente” em Portugal

O Swordfish Hostel, em Peniche, é o primeiro hostel em Portugal baseado no conceito de upcycling, que consiste na valorização de resíduos ou objectos sem utilidade que são aproveitados através da sua transformação. Rolhas, paletes, caixas de fruta, tampas de plástico, frascos de vidro são alguns exemplos dos materiais de mobiliário e de decoração “amiga do ambiente” do SwordFish Hostel. O Hostel, com capacidade máxima de 12 pessoas, assume um carácter familiar, onde todos os hóspedes se conhecem. Os quartos do Swordfish Hostel são temáticos e têm designações relacionadas com o meio local de Peniche, como Berlengas ou Baleal.

Além de um ambiente ecológico, o hostel oferece aos seus clientes ideias de turismo verde com a reutilização e transformação de “lixo” e promove atividades lúdicas, como a utilização de bicicletas para as deslocações, o que permite conhecer toda a costa de Peniche. As aulas de surf e de mergulho são muito requisitadas e possibilitam um contacto directo e privilegiado com a Natureza, o que cativa os hóspedes para a causa ambiental.

O projecto foi lançado no Verão de 2013 e tem sido uma opção turística de clientes nacionais e internacionais, nomeadamente faixas etárias mais jovens, e é uma iniciativa de Emanuel Neves e Luís Balau, dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). "Os clientes ficam sensibilizados para a ecologia e, em muitos casos, acabam por adoptar o conceito do upcycling no seu quotidiano", refere Emanuel Neves, um dos directores do hostel ecológico. “A maioria dos nossos clientes é estrangeira. Recebemos, sobretudo, clientes europeus, americanos e australianos que, em termos percentuais, representam 93% dos hóspedes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.