quarta-feira, 20 de julho de 2011

Técnicos do INEM vão passar a embarcar no salva-vidas para socorrer vítimas na Berlenga

Os técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que operam nos meios de socorro na zona de Peniche vão passar a embarcar no salva-vidas para socorrer vítimas na ilha da Berlenga, disse o capitão do Porto.
O comandante da Capitania do Porto de Peniche, Luís Patrocínio Tomás, disse hoje à agência Lusa que estão a ser dadas formações de adaptação à tripulação do salva-vidas, quer da Ambulância de Suporte Básico de Vida, estacionada no Hospital de Peniche, e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Caldas da Rainha, cuja urgência hospitalar depende a população do concelho.
“Quando houver uma situação grave, o 112 toma conta da ocorrência e é quem vai decidir se a evacuação será feita pelo salva-vidas e se a tripulação do INEM deve ou não embarcar para acompanhar o doente ou esperá-lo só à chegada”, afirmou o responsável.
As orientações a dar, adiantou, passam por explicar aos técnicos do INEM o local dentro do salva-vidas onde colocar o material de apoios, as condições para funcionar o material (por exemplo, um desfibrilhador carece de eletricidade) e técnicas e condições de navegação a bordo.
O sistema integrado resulta de uma parceria estabelecida entre a Capitania de Peniche, câmara municipal, proteção civil, INEM e Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Centro.
Luís Patrocínio Tomás adiantou que, neste sentido, está previsto dotar o posto de primeiros socorros existente na ilha da Berlenga de mais meios, que dispensem o seu transporte por mar em casos de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.