quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mostra Internacional de Rendas de Bilros

A Câmara Municipal de Peniche irá promover, de 21 a 24 de Julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Esta iniciativa visa realçar a importância da mulher Rendilheira e da arte de tecer a Renda de Bilros. Pretende divulgar, em simultâneo, trabalhos em Rendas de Bilros, elaborados em vários países europeus, tais como: Bélgica, França, República Checa, Malta, Rússia, Hungria, Bélgica, Itália, Espanha, País de Gales e Polónia. Trata-se do evento com maior número de delegações estrangeiras a ter lugar em 2011, na Europa. Durante o fim-de-semana, prevê-se a participação de 300 Rendilheiras a trabalhar ao vivo, no Jardim Público, na cidade de Peniche.

   O evento contará com a divulgação de resultados do “XIX Concurso de Rendas de Peniche”, na qual participaram 100 Rendilheiras, com uma oficina de técnicas internacionais de Rendas de Bilros dinamizada, este ano, pela comitiva proveniente da Rússia e com animação que reflecte a cultura e tradição da Região Oeste.

   Os Desfiles “Rendas na Moda” são um dos pontos altos do evento. Para além de mostrarem algumas criações internacionais, serão apresentados os coordenados (fatos) que os criadores do CIVEC - Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (actual Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios), aceitando o desafio da Câmara Municipal de Peniche, desenharam e executaram, inspirados no “Mar”. Os mesmos contam ainda com a colaboração de jovens modelos que fazem parte da Associação de Criatividade do Seixal – N.estilos.

   Esta organização da Câmara Municipal de Peniche é co-financiada pelo programa PROMAR e tem os apoios da MC Expo; Mútua dos Pescadores; Clube Recreativo Penichense; N.estilos -Associação de Criatividade do Seixal; Associação Peniche Rendibilros; Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche (ACISCP); Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria; Bombeiros Voluntários de Peniche e Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios.

   A organização é do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Peniche

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.