segunda-feira, 9 de julho de 2012

Renda de bilros reúne centenas de rendilheiras de todo o mundo a trabalhar ao vivo em Peniche

A Câmara Municipal de Peniche irá promover, de 26 a 29 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento, que pretende enaltecer a importância da mulher Rendilheira e da arte de tecer a Renda de Bilros, irá contar com a maior participação de comitivas estrangeiras de sempre, facto que o torna no acontecimento mais emblemático desta índole, ao nível Europeu.

Portugal, Bélgica, França, Inglaterra, República Checa, Malta, Rússia, Hungria, Itália, Espanha, País de Gales, Polónia, Brasil, entre outros países, irão exibir a sua arte, durante todo o fim de semana, partilhando técnicas e exemplos de boas práticas associados a este saber- fazer ancestral.

A iniciativa contará com centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo, com uma oficina de técnicas internacionais de Rendas de Bilros, entre outras atividades de destaque, nomeadamente a apresentação de resultados do Concurso pioneiro de Rendas de Bilros de Peniche que conta já com a sua XX edição.

A apresentação da primeira peça da coleção exclusiva de joalharia “SER”, que surge no âmbito do protocolo estabelecido entre a Autarquia de Peniche e o Projeto “Ser Portugal”, no dia 27 de julho, e a realização dos desfiles “Rendas na Moda” com exibição de criações com aplicação de rendas de bilros internacionais e de criações com rendas de bilros de Peniche concebidas pelos formandos do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, nos dias 28 e 29 de julho, assumem-se como dois momentos altos deste evento, refletindo a tendência para os novos usos deste tipo de artesanato.

Esta organização da Câmara Municipal de Peniche é co-financiada pelo programa PROMAR e conta com os apoios da MC Expo; AXA; Clube Recreativo Penichense; Atelier do Cabelo e Rui Romano; José Castanheira, Lda.; N.estilos -Associação de Criatividade do Seixal; Associação Peniche Rendibilros; Pura Seda; Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche (ACISCP); Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria; Bombeiros Voluntários de Peniche, Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios.

1 comentário:

  1. gostaria muito de fazer um curso ,esta arte a minha bisa fazia com muito capricho,que pena ,que o resto da família não continuou,se tiver como ,farei o curso com certeza.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.