A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão (DMH), data divulgada mundialmente pela World Hypertension League (liga Mundial da Hipertensão).
“Estilo de vida saudável, Pressão Arterial saudável” é o mote escolhido para assinalar a data. O tema das comemorações deste ano foca a questão da importância de ter estilos de vida saudável e de que forma podem estes contribuir, consequentemente, para uma pressão arterial saudável.
Este ano, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão aliou-se à Faculdade de Motricidade Humana (FMH), para com a ajuda de especialistas, divulgar a importância do exercício físico na prevenção primária e secundária da hipertensão e do risco cardiovascular.
Assim, no dia 17 de maio, a SPH realiza em Lisboa rastreios na Gare do Oriente, entre 9 e as 16 horas.
Os rastreios são gratuitos e acompanhados por médicos e enfermeiros que começam por fazer uma sessão de esclarecimento a cada um dos interessados, e posteriormente avaliam a pressão arterial, o peso, a altura, o IMC (índice de massa corporal) e a glicemia.
Tal como em anos anteriores, a Sociedade elegeu uma cidade para Capital de Hipertensão, sendo este ano Peniche a escolhida para acolher as iniciativas que pretendem sensibilizar a população para este problema que tem vindo, de ano para ano, a aumentar a prevalência em Portugal.
A cidade será o palco de rastreios com sessões de aconselhamento/esclarecimentos de modos de vida saudável, divulgação de cuidados em saúde e, no âmbito do lema internacional irá decorrer um programa físico com aulas para avós e netos, terminando com uma sessão solene com a participação dos membros da Sociedade e da Câmara Municipal.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.