segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exposições em Peniche

A exposição fotográfica “Raízes de Mar”, no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, pode ser vista até 25 de março.

A mostra, dos fotógrafos Bárbara Marques e Eduardo Pereira Antunes, é a primeira apresentação de um projeto mais amplo que consiste em fotografar a Pesca em Peniche. A Pesca é aqui entendida como atividade em mar e em terra, ou seja, considerando-a como motor económico mas também na sua vertente social e cultural.

A exposição temporária “Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche” está patente ao público até 29 de janeiro, na Sala do Governador.

Um ano depois da primeira mostra, o Município de Peniche inaugurou, no passado dia 14, na Sala de Exposições do Edifício Cultural, a segunda exposição com obras da sua Coleção de Arte Moderna.

Compõem esta exposição trabalhos da autoria de Alfredo da Conceição, Amparo Neves, António Carmo, Carrasqueiro, Ema Quintas, Gama Dinis, Isabel Júlio, J. Carlos, Jo Cookson, José Pires, L. F. M., L. Pinto, L. Trigo, Luís Carlos, Marcos, Rui Mota Carmo, Salvador e Urbano da Cruz.
A Câmara Municipal de Peniche é detentora de um relevante acervo artístico resultante de uma política de contínua construção da sua coleção, pela integração de diversas obras provenientes de aquisição, permuta ou doação.

Apresenta-se um conjunto de obras produzidas e doadas no início dos anos oitenta do séc. XX, no âmbito do processo de instalação do Museu Municipal, bem como outras resultantes de contrapartida de cedência de espaços municipais de exposição, para mostras temporárias, individuais ou coletivas, ou gentilmente doadas pelos autores à autarquia.

A coleção de arte moderna da Câmara Municipal integra perto de uma centena de obras, de artistas locais, nacionais e estrangeiros, com destaque para a pintura, na sua vertente a óleo, acrílico, pastel, aguarela e serigrafia.

Diferentes técnicas, percursos diversos, um objetivo comum: expressão de sentimentos, reflexos de emoções, interpretação do real ou do que está para além dele, numa expressão da modernidade e do modernismo.

A seleção apresentada, pretendendo ser representativa da coleção, é, outrossim, forma de dar a conhecer este património artístico, acervo da Câmara Municipal de Peniche, habitualmente reservado.

Esta exposição estará patente até 27 de fevereiro.
As entradas são gratuitas nas três exposições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.