Como vem sendo natural, este fórum de debate e apresentação de projectos relacionados com o concelho de Peniche, decorrerá no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.
Passados 5 anos sobre a realização da primeira convenção continua a justificar-se este momento de encontro, debate e apresentação de ideias que reúne anualmente todos os que se identificam com Peniche e querem contribuir de forma empenhada e activa para o seu desenvolvimento. A Convenção “Sou de Peniche” mantém a aposta na participação de todos os que se encontram intimamente ligados a esta terra, a consideram um marco incontornável da sua identidade e querem ser parte activa no seu progresso e prosperidade.
Nesta edição, optou-se por repartir o evento por dois dias: No dia 21, a partir das 21:00 horas serão apresentados e debatidos dois projectos emblemáticos para o desenvolvimento local: O Fosso da Muralha e a Pousada da Fortaleza. No dia 22 os trabalhos terão início a partir das 09:00 horas com um painel dedicado às questões do território, da cultura e da entidade local. Às 11:00 horas será a vez de abordar o tema da cidadania participativa com um conjunto de 4 apresentações. A partir das 14:30 os trabalhos serão prosseguidos em torno das políticas e projectos relacionados com a saúde e com a qualidade de vida da população local.
Tal como no ano passado, a convenção é organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) no âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana, constituída no início de 2009 com a participação de diversas entidades locais e co-financiada pelo Programa Operacional do Centro (Mais Centro).
PROGRAMA:
Dia 21 de Junho de 2011 – 21 horas
PAINEL I - (Des) Envolvimento Local
PAINEL I - (Des) Envolvimento Local
Faz sentido pensar o desenvolvimento como um processo de envolvimento onde as dimensões política e empresarial, marcadas pela inovação e, muitas vezes, pelo risco, são a pedra de toque do sucesso. É preciso trazer para o debate diferentes pontos de vista sobre os caminhos para o desenvolvimento, polemizar opções e estratégias ….
APRESENTAÇÕES:
- Ideias para o Desenvolvimento local: a Fortaleza e o Fosso das Muralhas – Presidente da Câmara Municipal de Peniche
- Uma pousada na Fortaleza … - David Sinclair*, arquitecto autor do estudo preliminar
- Limpeza do Fosso da Muralha – Ideias para o desenvolvimento de projectos para a zona – Introdução: José Pires
MODERADOR CONVIDADO: João Bonifácio Serra
Dia 22 de Junho – 9 horas
PAINEL II - Um território com significado!
A cultura e, dentro dela, as manifestações culturais tradicionais são factores de valorização do território e, quando potenciadas para isso, podem ser factores de coesão do território. Há espaço para um turismo cultural em Peniche? A população frui devidamente a cultura que marca o território?
APRESENTAÇÕES:
- O eixo 4 do PROMAR como estratégia identitária de desenvolvimento – Mónica Chalabardo
- Rendas de Bilros: Estratégias para a afirmação de uma forma genuína de artesanato – Jorge Amador – Vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche
- A aldeia do surf: um projecto empresarial na Capital da onda! – Rip Curl Portugal
MODERADOR CONVIDADO: Teresa Mouga
Dia 22 de Junho – 11 horas
PAINEL III - Em defesa de uma cidadania participativa: que compromissos?
Que mecanismos poderemos implementar localmente para potenciar a participação dos cidadãos na vida do seu município? Que papel tem o terceiro sector na economia local e bem-estar das populações? Que limites e potencialidades tem o associativismo local? Como é que poderemos garantir uma participação activa dos mais idosos na comunidade?
APRESENTAÇÕES:
- Plano Local de Acessibilidades – Paula Teles
- Inventário Participativo do Património Cultural – Raquel Janeirinho
- Carta Local do Associativismo: que metas e desafios? – Alda Marques
- Apresentação do Livro de Receitas “Sabores da Terra e do Mar – Curso EFA de Cozinha
MODERADOR CONVIDADO: António Oliveira das Neves
Dia 22 de Junho – 14,30 horas
PAINEL IV - Pela nossa Saúde!
A saúde é o principal indicador do desenvolvimento. Como estamos de saúde em termos locais? As infra-estruturas que temos servem uma vida saudável? E perante o acidente e a doença? Temos uma política local para a saúde, que seja do conhecimento de todos? Que debates é preciso fazer?
APRESENTAÇÕES:
- Qualidade de vida para os Idosos: o Projecto Traquinas – Rogério Cação
- Álcool, Droga e Sida: um triângulo de emergência social – Equipa de Rua Porto + Seguro e Projecto Sidade Aberta
- Hospital de Peniche: o quê, como e quando – Membro do Conselho de Administração do CHON
MODERADOR CONVIDADO: Carlos Arroz
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.