quinta-feira, 17 de maio de 2012

Peniche assinala Dia dos Museus

A 18 de Maio será celebrado, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus. Este dia é festejado de forma especial no concelho de Peniche, uma vez que se comemora o 28º aniversário do Museu Municipal. Para celebrar esta data, as entradas no Museu Municipal serão livres durante todo o dia e terá lugar uma visita guiada pelas 15.30 h., aberta a todos os interessados.

Também na Atouguia da Baleia haverá uma visita ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e ao Centro Histórico da Vila, direcionada para o público sénior do concelho, numa articulação entre os Pelouros da Cultura da Solidariedade Social da CMP e as Instituições de apoio e serviço a idosos do concelho de Peniche.

O Museu Municipal de Peniche afirma-se enquanto espaço de referência no panorama museológico nacional, estando implantado na Fortaleza de Peniche, Monumento Nacional com mais de quatro séculos de História que albergou, de 1934 a 1974, uma prisão política. É um museu genérico que abarca diferentes coleções, das quais sublinhamos os espaços musealizados relativos à Resistência antifascista (Baluarte Redondo / Segredo, Parlatório e Celas de Alta Segurança) e as coleções de Arqueologia, História e Etnografia local. Este museu procura promover a reflexão sobre temáticas associadas à História Nacional (sobretudo no que se refere ao período da Ditadura do Estado Novo e luta pela Liberdade), e preservar e divulgar o Património Concelhio, com destaque para a ligação de Peniche com o Mar.

O CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia é um núcleo museológico recém-inaugurado que tem como objetivo o estudo, interpretação, valorização e divulgação do Património Histórico e Cultural do concelho, numa estreita relação com a comunidade local, proporcionando uma visão alargada da Região Histórica de Atouguia da Baleia. Atualmente, encontram-se patentes ao público as exposições “Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: um projeto museológico participativo” (exposição de longa duração) e “Associemo-nos! O movimento associativo no concelho de Peniche” (até 30 de junho), sendo possível conhecer, ainda, a Igreja de S. José e seu retábulo-mor (século XVIII), reabilitados e integrados no circuito de visita do CIAB.

Ambos os espaços integram a Rede Museológica do Concelho de Peniche, projeto estratégico promovido pela Autarquia que visa a qualificação, estudo, preservação e divulgação do Património Cultural concelhio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.