sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oeste Ativo promove regeneração da economia e do tecido empresarial da região em Peniche

O Instituto Politécnico de Leiria e a Associação Industrial do Oeste (AIRO) vão apresentar, no dia 29 de fevereiro, o projeto Oeste Ativo, que visa promover a criação de oportunidades económicas para a região, através da partilha de ideias e conhecimentos em prol da regeneração do seu tecido empresarial. A apresentação do projeto será feita numa Conferência, que terá lugar na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche.

O projeto resulta de uma iniciativa conjunta do Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) da ESTM e da AIRO, e tem como objetivo criar sinergias que garantam a dinâmica necessária para que empresas e pessoas colaborem de forma ativa na criação de competitividade para a região. Francisco Dias, coordenador do GITUR explica que «a ideia é angariar, agregar e criar a dinâmica para que todas as pessoas do território, de forma participativa e colaborativa, possam agir ativamente para a mudança».
Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, salienta que, «sendo o Turismo o eixo estruturante do projeto, faz todo o sentido que o GITUR tenha aqui uma intervenção central, colocando o seu know-how à disposição do projeto, na delineação, dinamização e operacionalização das estratégias de promoção da região».

«Este movimento de mudança, tem vindo a criar as "redes" e as "sinergias" entre pessoas do Oeste que partilham uma visão do “bem comum”, e de onde nasceram vários projetos concretos para o desenvolvimento do conhecimento e de oportunidades económicas para esta região», salienta Francisco Dias. Estas ações têm sido dinamizadas pela metodologia de investigação e criatividade aplicada Ideas(R)Evolution, criada pela Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE – Escola Superior de Design, e suportada cientificamente pelas áreas de conhecimento do Design thinking, Design for social business, do System thinking, da Criatividade, do Branding e da Inovação

A conferência de apresentação do projeto Oeste Ativo terá início às 09h00, com a sessão de abertura, que contará com a presença de Ana Margarida Pacheco, presidente da AIRO, Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, e António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche. Segue-se, a partir das 09h30, a apresentação do painel “O que a Natureza e a Ciência nos ensinam sobre a Inovação”, por Fernando Carvalho Rodrigues, presidente da Unidade de Investigação em Design e Comunicação (UNIDCOM) do Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE).

Após o coffee break, pelas 11h15, será altura de abordar a importância do networking, sob o tema “Criação e alimentação de redes de pessoas para a inovação”, seguindo-se o painel “A sustentabilidade enquanto alavanca do desenvolvimento”. O tema “As marcas e marca dos territórios”, que estará a cargo de João Freire, editor do International Journal Place Branding, antecede a sessão de encerramento da conferência, da responsabilidade de Carlos Lourenço, presidente da Comunidade Internacional do Oeste, e de Almerindo Almeida, da Direção da AIRO.
O projeto Oeste Ativo conta com o apoio financeiro do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, um instrumento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) com aplicação exclusiva à Região Centro, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo promover a competitividade na região, através da inovação, do crescimento económico e da criação de emprego.

Sediado na ESTM, o GITUR tem desenvolvido várias iniciativas no sentido de reforçar a investigação do turismo em Portugal, contribuindo para o posicionamento do IP Leiria como uma referência nesta área a nível internacional. Conta atualmente com três cursos de mestrado em Turismo desenvolvidos na ESTM. Além disso, o GITUR assume-se como um importante agente de divulgação científica do turismo a nível mundial, através da organização de congressos e conferências científicas e da publicação da revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.