A vivência do mar contada por quem dele sempre dependeu é o tema do documentário "Amigos de Peniche", produzido por Clara Games e que será exibido no sábado, na cidade piscatória onde foi filmado.
Neta de Cristóvão Gonçalves Júnior, conhecido como "Cristovão Vianês", a realizadora Clara Games, encontrou "nas histórias que a mãe contava" o mote para recuperar a vivência dos pescadores e famílias, num documentário com estreia marcada para sábado, no Fórum da Parreirinha, em Peniche.
Filmado entre 2007 e 2009 o documentário é, segundo a autora, "baseado numa tradição oral muito rica das gentes ligadas ao mar" e desenvolve-se em torno "de várias pessoas que dão os seus testemunhos de toda uma subcultura ligada à pesca".
Dividido em três partes, o documentário, começa por dar voz aos homens, "que falam da pesca, das dificuldades económicas e de política". Seguem-se as mulheres que "tinham um papel fundamental e, com as rendas de bilros, eram muitas vezes o sustento da família quando os barcos não traziam peixe".
E por último, acrescenta a realizadora, "são os homens e mulheres ao despique", dizendo poemas ou cantando canções relacionadas com a vida do mar.
O filme que tem no elenco vários homens e mulheres de Peniche conta com o apoio da Junta de Freguesia de S. Pedro e da autarquia local que vai adquirir uma centena de cópias do filme.
Depois de "Amigos de Peniche" a realizadora pretende realizar um documentário sobre a pesca da sardinha, "enquanto ainda existe esta atividade que já teve 80 a 100 traineiras em Peniche e hoje, tem apenas oito", adianta Clara Games.
A exibição do documentário teve início às 22:00 do dia 20 Agosto com entradas gratuitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário, irá enriquecer o artigo.